Medicina
Área: 180 milhões km² Continentes que abrange: América, Ásia, Oceania
Profundidade média: 4.270 metros.
Ilhas: Possui aproximadamente 25.000
Descoberto pelos europeus em 1513 (Balboa) e transposto pela primeira vez em 1520 (Fernão de Magalhães), o Pacífico tem assistido a um crescimento de sua importância como via de ligação entre algumas das regiões de maior dinamismo econômico da atualidade (Extremo Oriente e costa ocidental da América do Norte).
Movendo-se um globo terrestre de forma adequada é possível visualizar-se um hemisfério inteiro do planeta coberto apenas por água, ficando todos os continentes no hemisfério oposto, ocultos à visão em tal posição, de modo que, o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Com volume de 714,8 milhões de quilômetros cúbicos, o Pacífico banha países da Ásia, Oceania e da América, além de estar presente na Antártica e no Ártico. Esse oceano abriga três conjuntos de ilhas de países que compõem a Oceania, denominadas Melanésia, Micronésia e Polinésia.
O ponto mais profundo do Pacífico — e de todo o planeta Terra — é a fossa das Marianas, perto das ilhas Marianas. A 11.034 metros, sua profundidade é muito maior do que a altura da montanha mais elevada da Terra, o monte Everest, localizados nos EUA.
Sob a maior parte do oceano Pacífico existe a enorme placa Pacífica. Uma placa é uma parte rígida da crosta da Terra que se move lentamente em direção a outras placas. Várias outras placas cercam a placa Pacífica. Quando elas se chocam umas com as outras, ocorrem muitos terremotos e vulcões entram em erupção. A cadeia de vulcões em torno das margens do oceano é chamada Anel de Fogo do Pacífico. Em vista da teorias das placas tectônicas e da deriva continental, a origem remonta do oceanoé de que era o único que cercava a Pangeia em tempos primitivos, o Pantalassa, como era denominado.
Em virtude de sua extensão,