Desenvolvimento humano primeira infância
Faculdades Estácio Fib
[pic]
Salvador
2012
Isabella Santana
Maria Madalena Ribeiro Pinto
O filme “Bebês” e a análise do desenvolvimento físico e cognitivo
Trabalho apresentado à faculdade Estácio - FIB como requisito parcial de avaliação da disciplina Desenvolvimento Humano I, do turno matutino, sob a orientação da Professora Ana Pita.
Salvador 2012
Apresentação
O filme “Bebês” é um documentário sobre quatro crianças de diferentes países (Namíbia, Mongólia, Japão e Estados Unidos), dirigido por Thomas Balmès, com duração de 76 minutos que tem por objetivo mostrar as diferenças culturais que influenciam a criação dessas crianças. Serviu de base para a elaboração da análise sobre o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças em questão, permitindo observar as influências das diferentes culturas nas etapas de desenvolvimento retratadas desde o nascimento até os primeiros passos e, assim, consolidar o conteúdo apreendido.
1 Identificação das crianças
As quatro crianças que protagonizam o filme se caracterizam por apresentarem faixa etária similar e perspectivas culturais diferentes. Ponijao, da Namíbia é uma criança que vive em uma comunidade tribal e está sempre em companhia da sua mãe e das outras mulheres e crianças integrantes da comunidade. Bayar da Mongólia aparece sempre solitário, com raras interações com seu irmão, e não raras com os animais. Já as meninas Mari, de Tóquio, e Hattie, de São Francisco, são duas crianças criadas no ambiente familiar característico com a presença de mãe e pai, e nascem no seio de grandes centros urbanos.
A vida dos pequenos é acompanhada desde o nascimento até os primeiros passos. Os primeiros registros começam na Namíbia mostrando a chegada de Ponijao. Em seguida, na Mongália, tem a chegada de Bayar, um garoto nascido de parto normal que volta da maternidade de