Desenvolvimento Humano Infância Trabalho e resumo
Desenvolvimento Humano: Ajustando o Foco de Análise
Conforme
A ciência do desenvolvimento refere-se ao conjunto de estudos interdisciplinares que se dedicam a entender os fenômenos relacionados com o desenvolvimento humano, englobando as áreas social, psicológica e biocomportamentais. Como tal, a ciência do desenvolvimento focaliza a ontogênese (É todo o período de desenvolvimento de um organismo, desde a fertilização do zigoto até que ele se complete como individuo adulto), dos processos evolutivos, destacando as trajetórias no ciclo de vida do indivíduo, considerando-o como ser biológico inserido em determinado tempo e espaço, o que implica enfatizar as mudanças biológicas, temporais, culturais e sociais. O seu foco de análise varia desde os eventos genéticos até os processos culturais, desde os fisiológicos até as interações sociais, com os padrões de adaptação sendo entendidos mediante interações dos níveis internos e externos ao indivíduo.
Resumo da leitura do texto retirado do livro Papalia.
O estudo cientifico do desenvolvimento humano evoluiu de estudos sobre a infância (de simples anotações feias pelos pais em cadernetas) para estudo sobre todos os períodos da vida.
O estudo do desenvolvimento humano procura descrever, explicar, prever e modificar o comportamento.
Os cientistas do desenvolvimento humano estudam as mudanças quantitativas (peso, altura) e qualitativas (fala, habilidades, desenvolvimento psicológico, cognitivo) e a estabilidade nos domínios físico, cognitivo e psicossocial.
O desenvolvimento está sujeito a influencias internas e externas, tanto normativas (puberdade e a menopausa, etc.) como não-normativas (Puberdade precoce idade muito jovem, perda doa pais na infância, outras exceções que atinjam a um indivíduo e particular...)
Normativo e não normativo:
Fonte de influência Normativas e Não-Normativas.
Influencias Normativas: São aquelas compartilhadas por um grupo de pessoas, situações previstas por