História
CURSO: PEDAGOGIA 3º PERIODO NOTURNO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTADOR: MÁRCIA VALÉRIA MELO E SILVA
RESUMO DO TEXTO: A EDUCAÇÃO INFANTIL NA HISTÓRIA
A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO LUIS
2010
MARIA APARECIDA DE KAREN BARROS SCHURY
RESUMO DO TEXTO: A EDUCAÇÃO INFANTIL NA HISTÓRIA
A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
São Luis
2010
• Surge a educação infantil
Os fundamentos sociais, morais, econômicos, culturais e políticos da sociedade antiga foram sendo superados desde a instauração da sociedade moderna do século XVI. A burguesia, classe em franca expansão passou a reivindicar formas mais concretas de vida, não mais lhes bastava uma educação dogmática, era preciso recorrer a uma educação que lhes desse condições de dominar a natureza.
Houve por parte do papado católico e do império, reações contra as tentativas de inovação ocasionadas pela rejeição ao mundo medieval. A instrução passou a chamar a atenção, tanto daqueles que desejavam manter, quanto dos que almejavam subverter a ordem vigente.
Na literatura educacional, vários teóricos preocupados em delinear uma nova proposta educativa para adolescentes, jovens e homens. Uns com o propósito de salvar-lhes as almas, através do restabelecimento da disciplina e do ensino do cristianismo, outros na tentativa de lhes garantir uma socialização e um conseqüente domínio das ciências letras e instrumentos de produção.
Foi no inicio do século XVII que surgiram as primeiras preocupações com a educação das crianças pequenas. Mudanças significativas ocorreram nas atitudes das famílias em relação às crianças que, inicialmente, eram educadas a partir de aprendizagens adquiridas junto aos adultos e, aos sete anos, a responsabilidade pela sua educação era atribuída à outra família que não a sua.
Campanella (1568-1639) demonstrava