Desenvolvimento Físico
Puberdade o Fim da Infância
As mudanças biológicas da puberdade, que sinalizam o fim da infância, resultam em rápido crescimento em altura e peso, mudanças nas proporções e na forma do corpo e obtenção de maturidade sexual. Essas mudanças físicas radicais fazem parte de um longo e complexo processo de amadurecimento que se inicia mesmo antes do nascimento, e suas ramificações psicológicas continuam até a idade adulta.
Como a Puberdade se Inicia?
A puberdade começa com um rápido aumento na produção de hormônios sexuais. Primeiramente, em algum momento entre 5 e 9 anos , as suprarrenais passam a segregar maiores quantidades de andrógenos. Alguns anos depois nas moças, os ovários aumentam sua produção de estrogênio que estimula o crescimento dos genitais femininos e dos seios, e nos rapazes os testículos aumentam a produção de androgênios, principalmente testosterona, que estimula o crescimento dos genitais masculinos, da massa muscular e de pelos no corpo. Moças e rapazes possuem ambos os mesmos tipos de hormônios, mas as moças possuem níveis superiores de estrogênio, enquanto rapazes possuem níveis superiores de androgênios, nas moças, a testosterona influencia o crescimento do clitóris, bem como ossos e pelos púbicos e axilares.
Tempo, Sequência e Sinais de Maturação
Existe uma faixa de aproximadamente sete anos para o inicio da puberdade tanto em meninos como em meninas. O processo tipicamente leva cerca de quatro anos para ambos os sexos e começa cerca de dois ou três anos mais cedo nas meninas do que nos meninos.
As mudanças físicas tanto em meninos como em meninas durante a puberdade incluem surto de crescimento adolescente, o desenvolvimento de pelos pubianos, de voz mais grave e o desenvolvimento muscular. A maturação dos órgãos reprodutivos traz o inicio da menstruação nas meninas e a produção de esperma nos meninos.
O Surto de Crescimento Adolescente
O surto de crescimento adolescente é um rápido aumento de altura