DESENVOLVIMENTO FISICO
Geralmente pessoas com um excelente condicionamento físico, com força física, energia, resistência e com funcionamento sensorial e motor são jovens adultos com idade entre vinte e quarenta anos. Sua visão, olfato, paladar e sensibilidades à dor e à temperatura permanecem sem alterações até os quarenta e cinco anos aproximadamente, já a audição começa uma perda gradual normalmente na adolescência e evidenciam-se após os vinte e cinco anos.
A maioria dos jovens adultos norte americanos possui de boa a excelente saúde, apenas 5,5% das pessoas de dezoito a quarenta e quatro anos possuem uma saúde razoável ou ruim. Doenças que limitam as atividades físicas são: artrite e outros distúrbios musculares e esqueléticos, a causa principal de óbitos até os quarenta e quatro anos são acidentes (NCHS, 2004). Em quanto a taxa de óbitos nos últimos cinquenta anos vem reduzindo consideravelmente, a taxa de pessoas acima do peso cresce, devido ao sedentarismo e maus hábitos alimentares, vícios, entre outros.
Existem fatores genéticos que podem causar distúrbios como a obesidade, câncer, a saúde mental, depressão, etc. Pesquisas mostram que existem casos de pessoas com HIV/AIDS, que possuem genes que combate a doença e assim tem menos probabilidade de se infectarem, já nas pessoas que não possuem esses genes aumentam a probabilidade de se infectarem com o vírus ou desenvolver a AIDS. Outra doença que pode iniciar na infância é a aterosclerose ou uma ameaça aos quarenta anos, devido ao nível de colesterol no sangue, hipertensão arterial e o tabagismo. Aproximadamente 80% da variação dos níveis de colesterol HDL seja por fatores genéticos, mas a maioria das doenças envolvem tanto influências genéticas quanto ambientais. Existe uma ligação entre saúde e comportamento, de acordo com o que as pessoas sabem sobre a saúde, afeta seus hábitos e consequentemente o que sentem. Devemos nos prevenir, fazer exames de rotinas, que doenças descobertas no estágio inicial