Desenvolvimento fisico
O desenvolvimento físico de uma criança é utilizado muitas vezes como indicador da saúde, e é acompanhado / medido pela altura ou comprimento (estatura), peso e circunferência da cabeça.
O crescimento é determinado por uma mistura de fatores genéticos, nutricionais e hormonais. A altura e o peso das crianças da mesma idade variam consideravelmente, e somente quando uma criança não se enquadra na faixa considerada normal é que isso gera preocupação.
É importante ter em mente que quando uma criança aprende a patinar ou a andar de bicicleta, essas novas habilidades aconteceram a partir de uma grande quantidade de mudanças na composição química do corpo, bem menos óbvias e totalmente invisíveis.
Duas tendências básicas descrevem o desenvolvimento motor da criança,especialmente durante os primeiros anos. O desenvolvimento prossegue da cabeça para as partes de baixo (cefalo caudal) e do tronco para as extremidades (próximo distal). Em termos práticos isso signific aque um bebê pode manter a cabeça firme antes que possa sentar (desenvolvimento cafalo caudal) e levantar o queixo acima do colchão antes que possa usar seus braços e mãos para alcançar eficientemente um objeto. O desenvolvimento motor esta apoiado na seqüência do desenvolvimento do cérebro.
Desenvolvimento
Acompanhar o desenvolvimento físico é a principal forma pela qual os médicos e os pais podem avaliar a saúde geral da criança. O desenvolvimento físico em crianças e bebês é especialmente interessante porque as crianças mudam e crescem mais dentro dos primeiros 24 meses de vida, do que jamais crescerão novamente. Embora cada criança se desenvolva no seu próprio ritmo, atrasos extremos no desenvolvimento físico podem indicar um problema maior. Pequenos atrasos de desenvolvimento físico em crianças e bebês, geralmente, não são motivo de preocupação.
0 a 3 Meses
Nos três primeiros meses de vida, os bebês são bem imóveis. Nessa faixa etária eles serão capaz de alcançar