Desenvolvimento emocional
Um dos aspectos mais confusos do crescimento e desenvolvimento humano. Integrado aos demais aspectos, principalmente à aprendizagem. Emoções: tonalidade da vida. Exemplos: amor e afeição, medo, cólera e alegria.
A natureza das emoções
Aspectos de uma emoção: estado de tensão do organismo. 3 aspectos: diferentes graus de sentimento; extensas mudanças viscerais; impulsos.
Diferenciação das emoções:
A diferenciação das várias emoções varia de pessoa para pessoa, entre os sexos feminino e masculino, grupos culturais, níveis econômicos e sociais e regiões do país.
Mudanças de suscetibilidade Emocional
Com a idade, existem mudanças nos estímulos que provocam emoções. Tudo que apresenta uma ameaça à satisfação das necessidades de reconhecimento social e auto-estima tende a provocar um estado emocional. As emoções estão diretamente ligadas ao conceito de segurança, aceitação e ao conceito do eu.
Manifestações públicas de comportamento emocional
Manifestações emocionais mais comuns:
✓ Comício: os comícios dependem do contágio de emoções e são planejados a fim de provocar entusiasmo por certa causa ou determinada linha de ação. Exemplos: líderes universitários, políticos, agitadores, professores, etc.
✓ A pregação religiosa: envolve uma intensa atmosfera emocional.
✓ Patriotismo: abrange o orgulho diante do país, estado ou comunidade, envolve respeito e fidelidade (aspectos benéficos ou não).
Emoções básicas
Cólera: emoção complexa que vai desde a raiva cega até o aborrecimento e a irritação geral (ódio, o ressentimento e o ciúme). É despertada pela ameaça a certas necessidades do indivíduo, mas este vê possibilidade de lutar. A probabilidade de sua ocorrência aumenta com a atuação de fatores internos, como fadiga, sono, doenças e tensões resultantes de aborrecimentos anteriores. Depende da natureza das pessoas, de