Resenha - capítulo 5 do livro: " o cidadão de papel".
Resenha sobre o capítulo 5 do livro “O Cidadão de Papel”.
Gilberto Dimenstein é um jornalista e escritor reconhecido. Recebeu prêmios como o “Prêmio Nacional de direitos Humanos”, e o “ Prêmio Criança e Paz” do Unicef. Também recebeu a Menção Honrosa da Faculdade de Colúmbia, em Nova York. E no livro “O Cidadão de Papel”, que foi premiado pelo júri do Prêmio Jabuti, ele discorre sobre assuntos que envolvem o cotidiano, de forma ou outra, apresenta a situação e aspectos desses assuntos no meio nacional de forma clara e objetiva.
No capítulo 5 do livro o tema é a desnutrição, com foco especialmente na situação do Brasil, em relação a este problema. Os fatos que ele apresenta são a primeira vista, animadores, mas à medida que lê-se o capítulo e absorve-se a informação vemos que independente do que o Brasil já avançou para solucionar o problema, ainda há muito a ser feito.E a situação complica, uma vez que a desnutrição é influenciada diretamente pelas condições de vida existentes para a criança. E isso já envolve outro problema social, a desigualdade de renda, e a miséria.
Apreciei o que este capítulo me trouxe de informações, e mudei meu ponto de vista, para ser mais crítico em relação ao descaso com a maior parte da população brasileira que se encontra excluída, em fossas econômicas e sociais.
O livro “O Cidadão de Papel” do autor Gilberto Dimenstein, editora Ática, na sua 23ª edição, pode ser adquirido a partir de R$ 37,90 em sites como HTTP://www.relativa.com.br, as suas edições antigas, que não têm os capítulos 4 e 5 alterados, podem ser adquiridas por menor