Etapas do desenvolvimento emocional
A primeira infância, fase do desenvolvimento que abrange entre 0 e 6 anos de idade, tem sido cada vez mais abordada e debatida por conhecedores de distintas áreas como psicólogos, sociólogos, e entre outros que adentraram num amplo consenso quanto ao desenvolvimento da primeira infância.
Defendem essa fase, como primordial, na qual a criança arquitetará uma base que a favorecerá por toda a existência, (UNESCO, 2007).
Com base nos escritos dos referidos autores que grandes personalidades de abordagem corporal como Reich, Lowen, Baker e Navarro em nosso próprio conhecimento e experiência, que organizamos na seqüência, as etapas do desenvolvimento, ( REICH 1995, LOWEN 1982, BAKER 1980, NAVARRO
1995).
Muito longe de querer ser um mero instrumento para fazer diagnóstico classificatório, toda essa organização é base para a compreensão do ser humano, através de seus traumas, conflitos internos, atitudes e movimento energético.Desenvolver significa crescer conforme a criança vai crescendo, se desenvolvendo,vai apreendendo novos experimentos que permanecem armazenados na memória em forma de marcas, ou como registros.
As etapas do desenvolvimento emocional pelas quais uma criança passa desde a sua concepção até seis anos é algo extremamente fascinante. De acordo com Leloup; as etapas representam período de passagem que levam ao agrupamento de experiências vividas. Cada etapa é marcada por acontecimentos particulares que desde o início trazem consigo, na bagagem genética da célula, valores biofisiológicos, emocionais, afetuosos e intelectuais. E são esses valores que serão impressos para todas as demais células do corpo durante todo o processo de desenvolvimento e que, aos poucos, irão sendo acrescidos das experiências que a criança vivenciar. O corpo armazena todos os fatos vividos durante a vida, sobretudo aqueles acontecidos na primeira infância, quando as formas que acham para se