Desenvolvimento econômico da china
Atualmente a China é uma das economias que mais crescem no mundo. Porém enfrenta dificuldades referentes à grande quantidade de pessoas que vivem n pobreza, a poluição do ar e de rios, e o salário de operários que é controlado pelo governo tornando-se assim uma das menores remunerações do mundo.
A força de trabalho chinesa é a principal responsável pelo desenvolvimento acelerado do país e é nela que se apoiam os planos governamentais para alcançar metas de modernização da economia e de melhoria dos níveis de saúde, educação, distribuição de renda e da capacidade de produzir ciência e tecnologia.
A dinâmica demográfica e a taxa de migração interna na China são muito elevadas e isso se reflete nas condições de emprego e trabalho, nem sempre consideradas aceitáveis. Quando comparadas com as condições de trabalhadores de países desenvolvidos do Ocidente, as diferenças são imensas.
Na China, a empresa apresenta alta taxa de rotatividade (troca de funcionários) em virtude de doenças causadas pelo excesso de trabalho. Por outro, a empresa concedeu aumento salarial de 33% para tentar segurar seus funcionários mais experientes.
Uma das principais forças competitivas da China perante o mundo é produzir com mão de obra barata, principalmente nos setores de tecidos, eletrônico e automotivo. As reivindicações e as divulgações de péssimas condições de trabalhos na indústria chinesa têm ameaçado essa força competitiva. Pois, enquanto que no mundo as máquinas substituem pessoas, na China, pessoas substituem as máquinas para a redução de custos.
A corrupção na China ainda é um problema muito grave e é punida com pena de morte. O Partido Comunista Chinês assume o combate à corrupção como "uma questão de vida ou de morte" para a sua permanência no poder, mas avisa que se trata de "uma luta prolongada, árdua e