Desenvolvimento Economico Tema 07
Como citar este material:
CASTRO, Márcio Sampaio. Desenvolvimento Econômico: Desenvolvimento Econômico dos
Países do BRICS – Brasil. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.
Apesar de suas imensas potencialidades, o Brasil é um país que segue inserido na lógica política e econômica global como uma nação periférica. Ao longo dos últimos quase cem anos, sucessivos governos propuseram medidas modernizantes, como o incentivo à indústria local, instituição de direitos trabalhistas, planos de metas e planos de estabilização econômica, que, via de regra, possibilitaram avanços, mas também deixaram sequelas, como a hiperinflação e o endividamento externo.
Neste tema, vamos analisar a importância que figuras como Getúlio Vargas e
Juscelino Kubitschek tiveram para transformar o Brasil em uma nação minimamente moderna, com base industrial e constituição de uma classe média urbana.
Veremos
o
papel
do
Regime
Militar,
com
seu
desenvolvimentismo autoritário, e os elementos do Plano Real, que estabilizaram a economia e a moeda, mas também contribuíram para um encolhimento de nosso parque industrial. Por fim, veremos os pequenos avanços neste início de século XXI e, principalmente, os grandes desafios econômicos do presente e do futuro.
© 2015 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.
1
Nome
Duzentos milhões de habitantes, quinta maior extensão territorial do mundo, uma das dez maiores economias do planeta e uma renda per capita de U$
11.500 (onze mil e quinhentos) dólares por ano. O Brasil, sem dúvida, destacase em diversos aspectos, mas ainda possui muitos desafios estruturais a resolver se quiser realizar as clássicas previsões que falam de um gigante adormecido. Para entendermos alguns dos desafios do presente e do futuro, precisamos voltar um pouco no tempo. O Brasil foi o penúltimo país no mundo a