trabalho sobre Quarto
Antigamente, o quarto em partes era considerado um ambiente público, somente era considerado privado para a burguesia, segundo Michelle Perrot (História dos quartos):
No público por se tratar de um local que acomodava varias pessoas, como pais e filhos no mesmo quarto, assim, não sendo raro chegava a acomodar até cinco pessoas na mesma cama, na época os pais não podiam contar com privacidade, então, pediam para que seus filhos se retirassem do quarto quando se ocorriam relações amorosas, assim, os filhos esperavam em silêncio na escada até que os pais o permitissem a entrada dos mesmos.
Já na burguesia, o quarto era considerado um ambiente privado por se tratar da melhor condição financeira que possuíam, onde cada um tinha seu próprio quarto, obtendo sua privacidade. Entre o quarto dos homens e das mulheres havia uma diferença que se dava entre o espaço, objetos pessoais e que ali entravam.
O modelo de quarto atual é inspirado na classe burguesa, devido a sua privacidade, cada quarto é de acordo com a necessidade das pessoas. Designer luxuosos contendo quadros, cortinas, lustres, fotografias, penteadeiras, tapetes e camas com cortinarios eram a marca da burguesia.
O quarto sempre foi de grande utilidade, porém a principal era de descanso, sendo que havia outros ambientes para trabalho e lazer. Com o passar do tempo o quarto foi ganhando novos ares, pessoas foi passando mais tempo em seus quartos do que em outros cômodos, a evolução desse cômodo ampliou sua utilidade, nele estão presentes, meios de distração como televisão, vídeo-game entre outros, deixando o cômodo sala de lado, como também possuíam escritórios pessoais, pode- se ver também que hoje em dia o banheiro, na maioria das vezes está acoplado ao quarto, que chamamos de suíte
Quarto século XVII
Quarto século XXI