Desenvolvimento economico da china
Algumas pessoas me dizem que a China é competitiva em suas exportações por que lá existe mão-de-obra escrava. Bom, há problemas nesse campo, é inegável. Contudo, o ambiente de negócios é muito favorável. Abrir uma empresa na China é algo simples. Além disso, a plataforma tributária sobre a qual caminham as empresas chinesas não é tão escorregadia quanto à brasileira.
Guardadas as devidas proporções com relação às diferenças culturais que impactam muito na agressividade comercial dos chineses para os negócios, há uma apreciável boa acessibilidade a órgãos públicos, como o Ministério do Comércio, que se empenha muito em apoiar os exportadores que a eles recorrem para atingir novos mercados.
Existem várias vantagens em abrir uma empresa na china uma delas é que se uma empresa estiver comprometida em atividades de produção por período superior a 10 anos, esta tem direito a isenção de impostos pelo período de 5 anos, o que significa uma grande vantagem em relação às outras empresas, pois com este incentivo é possível ter um aumento nos lucros já que não haverá tantas deduções. Quando acaba este período de isenção, caso a empresa exporte pelo menos 70% da sua produção anual ela ganha uma redução de 50% em impostos, ou se a empresa decidir investir em tecnologia avançada ela obtém redução de 50% nos impostos durante 3 anos também. Outra grande vantagem de investir é a mão-de-obra barata na qual é um ponto bastante significativo na hora de avaliar um possível local para instalar uma empresa.
Um fator negativo em relação à China é que devido a estes incentivos fiscais, juros baixos e mão-de-obra barata isso acaba chamando a atenção de vários investidores para abrir empresas na china, e desta forma existe uma grande competitividade neste país.
Em relação ao trabalho, O custo do trabalho não qualificado varia significativamente entre as províncias da China, mas os salários básicos mensais