Desenvolvimento dos meios de comunicação
H. Cristian Oersted
H. Cristian Oersted
Em 1820, Oersted provou que uma corrente eléctrica produz um efeito magnético, ao observa que, quando a corrente eléctrica atravessa um circuito, na presença de uma bússola , observa-se que a agulha magnética da bússola se desviava.
Michael Faraday
Michael Faraday Mais tarde, Faraday, o mais ilustre representante da ciência experimental, concluiu que, sempre que uma força magnética aumenta ou diminui, produz-se electricidade; quanto mais depressa se dá esse aumento ou diminuição, mais electricidade se produz. Todos os seus estudos teóricos sobre as linhas de campo, abriram novos caminhos para o estabelecimento da teoria das ondas electromagnéticas.
Finalmente, através destas descobertas, foi possível encontrar ligar-se o conceito de electricidade ao magnetismo, passando a falar-se de electromagnetismo. Hertz, com o surgimento de este novo conceito, conseguiu demonstrar, experimentalmente, a existência de onda electromagnéticas.
J. Clerk Maxwell
J. Clerk Maxwell
H. Rudolf Hertz
H. Rudolf Hertz
Maxwell, "físico dos físicos", através de estudos matemáticos sobre a electricidade e o magnetismo, previu a existência de radiações electromagnéticas. Este desenvolveu a teoria electromagnética da luz, a qual seria confirmada, mais tarde por Hertz, que provou que estas ondas tinham propriedades semelhantes às da luz: reflexão, refracção, interferência e difracção e propagando-se à velocidade de, aproximadamente, 300000km/s. Guglielmo Marconi
Guglielmo Marconi Marconi baseando-se nas experiências de Hertz sobre a propagação das ondas electromagnéticas e na teoria de que as ondas electromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por Maxwell, conseguiu a primeira transmissão a curta distância, por meio da telegrafia sem fios e mais tarde a transmissão de sinais a longas distâncias através de ondas rádio. Isto provocou um grande impacto no desenvolvimento