E-mail e fax como gênero textual
E-mail é um sistema de transmissão rápida via Internet em que os usuários se comunicam em questão de segundos. O correio eletrônico, ou seja, a página da Internet é o suporte e o gênero é o e-mail. Isto é, o correio eletrônico é o canal de transmissão do e-mail que é a mensagem. O e-mail ou mensagem, geralmente é produzido e transmitido pela mesma pessoa e o receptor é sempre o destinatário.
O email, inclusive, tornou-se um gênero textual altamente utilizado a partir do século 20, precisamente em 1971, com o advento da era digital e o acesso ilimitado de muitas pessoas à rede mundial da Internet. Em princípio, é um sistema de transmissão rápida via Internet em que os usuários se comunicam em questão de segundos. O correio eletrônico, ou seja, a página da Internet é o suporte e o gênero textual é o email.
Apesar de apresentar desvantagens, como necessidade de provedor de acesso e certa invasão de privacidade - pois esse gênero circula muito livremente pelo ambiente virtual, podendo ser enviado para endereço errado, ser copiado e até mesmo alterado o email oferece vantagens que superam os previsíveis prejuízos. Podemos citar como exemplos dessas vantagens a velocidade de transmissão de informações e a possibilidade de envio da mensagem (ao mesmo tempo) para diversos destinatários.
Aqui no Brasil a Internet chegou em 1988 numa ação conjunta entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPQ e outros. E hoje é raro o estudante do ensino superior, médio e até fundamental que não tenha acesso a Internet. Até alguns professores preferem receber o material via e-mail.
O contexto do e-mail baseia-se numa comunicação de textos, onde não precise estar frente a frente durante o diálogo e acontece de forma rápida. Utilizando-se da interação por e-mail fica um pouco difícil se comunicar, sem contextualidade do assunto. Para que haja uma boa interação na comunicação via e-mail, é preciso seguir algumas regras, as netiquetas. Elas nos orientam quanto a manter certa