Desenvolvimento De Diferentes Variedades De Beterraba Em Esterco Bovino
Introdução
A beterraba é uma verdura da família Chenopodiaceae, originária da Europa, no qual apresenta como parte comestível a raiz, do tipo tuberosa, esta hortaliça apresenta coloração vermelho arroxeada devido à presença da pigmentação de betalaínas(FILHO,2005).
A raiz tuberosa é uma olericola que apresenta em sua composição nutricional (3%)proteína e de ferro (2,5 mg/100 g de produto cozido), grandes quantidades de açúcares são encontradas no tubérculo, possue formas variadas de consumo, podendo ser utilizado como alimento as raízes e folhas(TRANI, 2005).
Segundo o Senso Agropecuário existem 21.937 que produzem 177.154 toneladas de beterraba ao longo do ano e são comercializadas todos dias. (IBGE,2009).
Os cinco maiores estados produtores de beterraba em 2006, o qual totalizavam mais de 75% da quantidade produzida no país, propriedades agrícolas sendo:Pa0raná que concentra a maior produção (20,0%), São Paulo(17,0%), Minas Gerais(15,5%), Rio Grande do Sul(15,0%) e Bahia(8,0%),(TIVELLI et al., 2011).
Apesar de ser considerada como armazenadora de nutrientes na raiz anatomicamente, o órgão de armazenamento consiste no entupimento do eixo hipocótilo-raiz formado próximo a superfície do solo e da parte superior limitada da raiz pivotante (FONTES,2005).
O ciclo de desenvolvimento da planta de beterraba varia em média de 60 dias (verão) a 80 dias (inverno) para grande parte das cultivares e condições brasileiras de cultivo (SOUSA, 2007).
Para plantio da beterraba pode semeia diretamente a semente ou transplantam-se as mudas sobre canteiros com leito bem preparado e com adubação recomendada, os canteiros devem ser largos para comportar 4-5 fileiras longitudinais(FONTES,2005).
O nitrogênio contribui para melhor produtividade de varias culturas por aumentar a expansão foliar e o acúmulo