Questoes 1 5
2- Platão, sugeriu a dialética, essa dialética era a arte do diálogo, arte de debater, raciocinar e persuadir, onde há diferentes ideias, um posicionamento é defendido e depois contradito, era dividir os fatos, idéias pra poder debater com clareza, para poder se chegar a verdade absoluta. Mas Aristóteles não concordava com seu mestre Platão, ele acreditava que ter idéias contrárias não era condição nem prova pra se obter uma verdade absoluta, a dialética só e boa para disputas oratórias de política e teatro , não para a filosofia e a ciência, porque interessa a demonstração e a prova de uma verdade.
3- Aristóteles não considerava que a dialética era um procedimento seguro para o pensamento e a linguagem da Filosofia e da Ciência, pois ela tem como ponto de partida simples opiniões contrárias dos debatedores, e a escolha de uma opinião contra a outra não garante chegar à essência da coisa investigada.
4- A lógica Aristotélica é um instrumento que antecede o exercício do pensamento e da linguagem, oferecendo-lhes meios para realizar o conhecimento e o discurso. Ela oferece procedimentos que devem ser empregados naqueles raciocínios que se referem a todas as coisas das quais possamos ter um conhecimento universal e necessário, e seu ponto de partida não são opiniões contrárias, mas sim princípios, regras, e leis