Desenvolvimento de comunidade na década de 90
UNISAL
AMERICANA / 2012
DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE NA DÉCADA DE 90
ESTADO E SOCIEDADE CIVIL/ ORGANIZAÇÃO DE COMUNIDADE/ EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Trabalho solicitado pela Profª Terezinha Rondeli, apresentado na disciplina de Classes e Movimentos Sociais.
UNISAL
AMERICANA / 2012
Introdução
Nosso trabalho visa mostrar como se deu o desenvolvimento de comunidade na década de 90. Partindo do conceito de comunidade segundo a autora Maria Luiza de Souza é “um conjunto de grupos e subgrupos de uma mesma classe social, que têm interesses e preocupações comuns sobre condições de vivência no espaço de moradia e que, dadas as suas condições fundamentais de existência, tendem a ampliar continuamente o âmbito de repercussão dos seus interesses, preocupações e enfrentamentos comuns”(SOUZA, 1991: 68). o desenvolvimento de comunidade foi feito com o passar dos anos por etapas e na década de 90 foi direcionado a realizar esse desenvolvimento com o povo promovendo a capacidade do auto -desenvolvimento.
O terceiro setor tem papel importante no desenvolvimento de comunidade na década de 90, pois as entidades estatais não estavam suprindo de maneira eficiente as necessidades do povo.
Breve Histórico do Desenvolvimento de Comunidade
Desenvolvimento de Comunidade se define em um processo através do qual os esforços do próprio povo, que se unem com os das autoridades governamentais, com o fim de melhorar as condições econômicas, sociais e culturais das comunidades, integrar essas comunidades na vida nacional e capacita-las a contribuir plenamente no progresso do país.
A questão do desenvolvimento de comunidade no Brasil, como nos demais países subdesenvolvidos é reforçado pela ONU com objetivo de resolver os problemas dos países arruinados pela guerra, a reconstrução e reorganização dos países industrializados, bem como vitalizar o sistema econômico, especialmente através de extensos programas de