Desenvolvimento de chapas metálicas
ENGENHARIA MECÂNICA
Trabalho Desenho Técnico
CURITIBA
2013
DESENVOLVIMENTO DE CHAPAS METÁLICAS
DESENVOLVIMENTO DE CHAPAS
É o processo empregado para transformar em superfície plana, peças, reservatórios, uniões de tubulações e de dutos, normalmente feitos em chapas, razão pela qual este processo também é chamado de planificação.
Quando é possível desenvolver a superfície lateral de um sólido segundo uma técnica determinada e estender perfeitamente essa superfície sobre um plano sem lhe fazer sofrer nenhuma deformação por martelamento, diz-se que a superfície é desenvolvível.
Na área de Refrigeração e Ar Condicionado muitas construções são feitas a partir de desenhos de planificações, feitos inicialmente no computador e posteriormente nas chapas, em escala natural, para que possa ser cortada, dobrada e/ou calandrado e posteriormente feito as uniões.
Tanto na refrigeração industrial, como em sistemas de exaustão, ventilação e uma superfície plana, de uma chapa, para formar a superfície lateral das peças. As superfícies laterais destes sólidos podem ser compostas de partes planas e/ou partes curvas.
Desenvolve-se a superfície lateral de um prisma, de uma pirâmide, etc, descascando-a; desenvolve-se a superfície lateral de um cilindro, de um cone, etc, desmenbrando-a.
SISTEMAS DE DUTOS E AR CONDICIONADOS
Após o dimensionamento dos dutos, ou seja, determinação das formas e dimensões o projetista deve fazer o detalhamento dos dispositivos de fixação, passagens pelas paredes e elementos de transições para os dutos. Quando devam ser realizadas em um sistema de dutos mudanças de medida ou forma, estas devem ser progressivas porém mínimas. Não devem ser executadas combinações não necessárias o qual não somente aumenta o custo da instalação como também as perdas por fricção e dificultam a limpeza. Os