Apostilas
Manutenção Mecânica Industrial
Carlos Gustavo Inácio da Silva
Caldeiraria
Betim
2014
SENAI/FIEMG
Manutenção Mecânica Industrial
Carlos Gustavo Inácio da Silva
Caldeiraria
Trabalho de Conclusão sobre Caldeiraria, sob à orientação do Professor Paulo Leandro Souza.
.
Betim
2014
1 CALDEIRARIA
1.1 Origem
Até o século XII, os artesãos que conformavam os utensílios de cobre e principalmente de latão, como vasos, vasilhas e artigos decorativos, trabalhavam com o martelo e foram precursores de latoaria ou funilaria. A história da latoaria ou funilaria está ligada às antigas “corporações de oficio da Idade Média”. Na França, por exemplo, a partir de 1327, os latoeiros recebem a denominação de Caldeireiros, e daí então começa o principio da Caldeiraria.
1.1.1 Definição
Caldeiraria é a área de competência mecânica responsável pela fabricação de peças e equipamentos em geral partindo da conformação de chapas metálicas planas (aço carbono, aço inoxidável ou ligas de alumínio). Outra definição para caldeiraria é um estabelecimento destinado a manuseio de metais e solda, com espaço para entrada e saída de carga de materiais de grande porte.
Para esta última definições de caldeiraria são necessários equipamentos como: solda elétrica; solda TIG (para alumínio, inox, aço carbono); solda MIG; plasma corte; oxicorte; guilhotina; dobradeira; posicionador para solda; ponte rolante; caminhões com grande capacidade.O profissional que trabalha em caldeiraria é chamado de caldeireiro que para exercer sua função, precisa ter noções de cálculos, traçagem, montagem, acabamento de equipamentos, desenho mecânico, metrologia, trigonometria e conhecimento profundo em metais. Os caldeireiros alimentam uma caldeira que se opera com diferentes tipos de materiais combustíveis, sólidos, líquidos ou gasosos.
Na caldeiraria industrial existem duas modalidades: caldeiraria leve e caldeiraria