Desenvolvimento da telefonia para acesso à internet
Em 1876, Alexandre Bell apresentou ao mundo sua nova invenção: o telefone. Desde então, o setor das telecomunicações se tornou alvo de grande pesquisa e desenvolvimento. No ano de 1900, diversas cidades ao redor do planeta já apresentavam sistemas de telefonia instalados. No ano de 1969 o setor militar de pesquisas norte-americano lançou a ARPANET, uma rede de compartilhamento de informações entre suas bases distribuídas pelo país. Na década seguinte, o desenvolvimento desta rede tendeu para fins não-militares, o que culminou na conhecida Internet. Mas para haver o compartilhamento das informações entre o mundo todo, seria necessária a utilização do sistema de telefonia para que os computadores de uso pessoal também pudessem acessar a World Wide Web.
Histórico:
A rede de telefonia PSTN (Public Switch Telephone Network) é muito antiga e possui uma banda com taxa de transferência de dados de no máximo 64 Kbps. No final dos anos 80´s um cientista Dinamarquês pesquisando uma forma de dar uma sobrevida a rede PSTN para tráfego de sinais com uma banda maior desenvolveu o sistema DSL (Digital Subscriber Line) com a largura de banda de 2 Mbps e hoje com suas modificações atinge 22 Mbps e seus padrões derivados (ADSL, HDSL, VDSL, etc...).
Segue um sistema de telefonia PSTN discada.
No sistema de telefonia fixa é estabelecido um padrão de E0 = 64 Kb/s para cada aparelho telefônico.
Padrão :
E0: 64 Kbps E1: 2,048 Mbps E2: 8,448 Mbps E3: 34,368 Mbps E4: 139,264 Mbps E5: 564,992 Mbps
Também foi em sua estrutura que se desenvolveu a conexão discada, única maneira de se conectar à internet através de um computador pessoal durante alguns anos e posteriormente a conexão de banda larga. Conexão Discada Para se conectar à internet por esta forma tudo que se necessitava era um fax-modem e uma linha telefônica. Porém vários empecilhos tornavam a sua utilização incômoda: a lentidão, instabilidade, altos custos de navegação