Desenvolvimento da psique
Fase Oral – nascimento a 1,6 ano – a criança recebe gratificação através da boca, sugar atende a necessidade e em seguida proporciona prazer. Doravante a boca passa a ser grande fonte de prazer. Transtornos psicológicos provenientes desta fase quando mal resolvida: algumas dificuldades da fala; uso de coisas a se levar à boca como cigarro, charuto, cachimbo, dedo, caneta, lápis etc.; prazer sexual apenas pelo sexo oral; nojo pelo sexo oral e/ou beijo; sexo oral bizarro; entre outros.
Fase Anal – de 1,6 ano aos 3 anos – a criança aprende a receber gratificação através do ânus, pela defecação e/ou retenção das fezes, aqui a habilidade do controle dos esfíncteres é importante.
Transtornos psicológicos derivados desta fase quando mal resolvida: Prisão de ventre, ficando até 07 dias sem defecar; diarréia recorrente (ambos levando a problemas gástrico, intestinal e da hemorroida); prazer sexual somente através do sexo anal; sexo anal bizarro.
Fase Fálica – dos 3 aos 5-6 anos – Há a descoberta das diferenças genitais; a gratificação é obtida através da estimulação genital; e, ocorre a resolução ou não do complexo de Édipo, quando é resolvido, a criança passa à fase da latência com sucesso.
Transtornos psicológicos decorrentes desta fase quando mal resolvida: exibicionismo e voyeurismo; sadismo e masoquismo; masturbação recorrente; investimento social somente pelo prazer sexual; anedonia; disfunção erétil; não lubrificação vaginal; nojo, preguiça, desânimo de praticar sexo; entre outros.
Por esta época a maioria dos seres humanos, ainda como criança, atravessou com relativo sucesso estas fases, vindo a desenvolver um superego em funcionamento que permite a internalização da moral e da ética social. O superego é o mecanismo que desperta no sujeito o sentimento de culpado por coisas malfeitas. Com o desenvolvimento do superego organiza-se a consciência, o juízo, e a sensopercepção normal. Nesta fase, resolve-se