Desenvolvimento da psicologia moderna
Curso de Pedagogia - 1º Período
Org. e Política na Ed. Brasileira - Prof. Fernando Dândaro
1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1.1. Surgimento das Organizações
Desde os tempos pré-históricos existem organizações, e podemos dizer que existe organizações em outras espécies animais, mas quando o homem começou a construir organizações no mundo moderno. Devemos considerar a escola como uma organização que tem recursos e objetivos, mas o que vem a ser uma organização?
Organização é um grupo de pessoa que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns.
Perante este conceito de organização temos três situações para melhor compreender a natureza das organizações:
- Organização Formal: Aquela que é formalizada oficialmente e constituída pela direção da empresa, ou seja, aquela organização que está no papel (cria a figura de direitos e obrigações perante a organização).
- Organização Informal: É aquela organização que surge naturalmente entre as pessoas a partir das relações interpessoais e de amizade (pessoas com objetivos comuns e se identificam pelo carisma).
- Instituição Social: é uma organização voltada para o atendimento social, portanto, a escola está diretamente ligada a transformação de pessoas ou seja, da sociedade. Incluem-se nesta definição as empresas, universidades, hospitais, escolas, creches, associações culturais, partidos políticos, sindicatos, clubes, condomínios, cooperativas, famílias, organizações não-governamentais, associações de classes profissionais, corporações militares, associações de moradores de bairro, entre outros.
1.2. O Papel das organizações
São organizações que executam quase todas as atividades na sociedade moderna e representam um dos elementos mais importantes da sociedade atual.
Em geral as pessoas nascem em hospitais, são educadas em escolas e trabalham em uma organização. Tiram grande parte de sua satisfação material, social e cultural de organizações.