Desenvolvimento da Motricidade
O desenvolvimento da motricidade geral na Educação Infantil contribui para o conhecimento do esquema corporal visando incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida da criança colaborando inclusive com a socialização com o meio em que vive, e principalmente na descoberta de possíveis dificuldades que cada aluno pode apresentar e ser estimulado a compreender que pode vencer cada etapa com um pouco mais de esforço e se for o caso, até mesmo ser encaminhado a um tratamento específico na área de defasagem.
Neste momento, a percepção do docente é muito importante, pois cada criança terá uma jeito diferente na sua psicomotricidade, mas existe um padrão, que se inicia primeiro com atividades iniciais, segundo com atividades intermediárias e terceiro atividades adiantadas. Permitindo assim, compreender a forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidade de se expressar, localizando-se no tempo e no espaço.
A criança estimulada através da recreação em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico por meio de um trabalho educacional realizado com jogos e atividades lúdicas consegue transformar movimento em desenvolvimento das aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, as brincadeiras devem realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.
Segundo Barreto (2000), "O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação