Desenvolvimento da Locomoção
As pessoas interessadas em desenvolvimento motor frequentemente enfatizam a aquisição inicial de habilidades locomotoras. Em nosso trabalho iremos apresentar, todavia, que a locomoção é uma atividade de movimento para a vida toda. As mudanças ocorrem no caminhar, correr, galopar e outras habilidades motoras conforme as restrições do indivíduo, do ambiente e da tarefa mudam.
Locomoção é o ato de se mover, ou a capacidade de se mover, de um lugar para outro. Mover-se indo de cá para lá: a locomoção é algo que fazemos a cada dia sem pensar muito a respeito.
O estudo da locomoção se encontra em muitos campos, da medicina á psicologia, e inclui muitos movimentos, de contorcer-se a nadar. Ao longo da vida, os indivíduos usam vários métodos de locomoção. É claro que o tipo de locomoção usado depende das restrições em jogo. Durante a infância, a altura, o peso e o comprimento mudam de forma considerável e podem agir como controladores de taxa.
Primeiros esforços voluntários de locomoção: rastejando e engatinhando
O que é necessário para uma criança mover-se de um local para outro pela primeira vez? Certos marcos motores devem ser alcançados, tais como erguer a cabeça quando estiver deitada de bruços. A criança deve também ter força suficiente para suportar e mover a si própria, e deve tornar independentes seus membros, os quais devem se mover a princípio de modo simultâneo. Além dessas restrições individuais, o ambiente deve permitir que a criança se locomova. A criança deve avaliar ambiente e ver o quão bem ele se encaixa às suas restrições individuais. Adolph e colaboradores (1998) sugerem que o ambiente deve permitir muitas coisas à criança:
A superfície deve oferecer um caminho contínuo para apoiar o corpo, deve ser larga o bastante para permitir a passagem conforme o corpo se move para a frente, robusta o bastante para suportar o peso do corpo, bem como firme e plana o bastante e com fricção suficiente para manter o equilíbrio