Desenvolvimento da criança dos 2 aos 6 anos
Desenvolvimento da criança dos dois aos seis anos
Desenvolvimento Físico
Nesta fase, o equilíbrio, a coordenação e o fortalecimento dos músculos e ossos aumentam. Ela se torna capaz de andar com firmeza, correr, subir em escadas, manipular objetos, de se vestir, comer sem auxílio, desenhar, etc.
Desenvolvimento Cognitivo
Nesta fase a criança passa a desenvolver a sua competência lingüística, e, se expressando de maneira mais clara, busca compreender tudo a sua volta.
A linguagem é uma característica importante dos seres humanos. Pela linguagem transmitimos às outras pessoas nossos sentimentos, pensamentos e emoções.
Quando a criança adquire a linguagem, ela entra em um mundo inteiramente novo de coisas a aprender e compreender, tornando-se capaz de lidar com suas experiências e com o meio ambiente de novas maneiras. Esta é a famosa fase em os por quês são usados com enorme freqüência.
A criança nesta fase demonstra uma curiosidade insaciável, passa a compreender a diferença entre a fantasia e a realidade e através da fantasia inicia o desempenho de papéis sociais. Brincando de professor, médico, dona-de-casa, desenvolve liderança, formando atitudes que serão fundamentais no respeito às normas e concepção de justiça e utiliza a imaginação nos jogos de faz-de-conta e nos jogos de papéis. Começa a compreender conceitos de número e de espaço: "mais", "menos", "maior", "dentro", "debaixo", "atrás", começa a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objetos reais.
Desenvolvimento social
Em relação à questão de segurança e referência, a mãe é ainda uma figura muito importante para a criança, embora ao longo desta fase passe a reagir muito bem quando separada dela. Cabe ressaltar que algumas crianças apresentam um progresso maior em relação à experiência de ausência da mãe.
A criança procura agradar os adultos que lhe são significativos e ainda depende da aprovação e da certeza do afeto dos adultos que lhe cercam, embora seu