NATAÇAO
Introdução:
O que levam as crianças e os jovens a pratica esportiva? Competência desportiva, saúde ou amizade/lazer? Sobre um ponto não há duvida: dentre muitos outros não citados anteriormente, os fatores motivacionais são os principais elementos que impulsionam um atleta a agir no meio esportivo. Os conhecimentos desses fatores podem ajudar na elaboração de um dispositivo que melhorem sua aderência ao treinamento.
Nos dias de hoje, a pratica de atividades físicas por crianças/adolescentes tem tido um aumento muito considerável. No mundo já existem aproximadamente 25 milhões de crianças envolvidas na prática de pelo menos uma modalidade esportiva (WEINBERG; GOULD, 2001). Quando uma pessoa tem sua motivação gerada necessidades e motivos próprios, denomina-se motivação intrínseca. Pelo outro lado, esta a motivação extrínseca, onde a pessoa motiva-se por fatores externos, como recompensa monetária, influencia de torcida. Em crianças que são designadas a especificas tarefas e sabem que terão uma recompensa no fim, realizarão a mesma com muito menos entusiasmo, irão fazer certamente pela metade, a promessa de recompensa pelo esforço diminui a motivação intrínseca das crianças, em fazer algo que elas gostam.
Métodos:
A pesquisa caracterizou-se como transversal retro-analítica. O critério utilizado foi a inclusão de jovens entre 10 e 14 anos e com tempo de pratica esportiva maior que 10 meses.
Composta por 87 atletas escolhidos aleatoriamente (72 meninos e 15 meninas) com idades entre 12 e 14 anos, da cidade de Londrina – PR e Botucatu – SP.
O instrumente utilizado foi o Inventário de Motivação para a Prática Desportiva, de Gaya e Cardoso (1998). Feito com 19 questões objetivas, subdivididas em: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Cada atleta que recebeu um Inventario, preencheu voluntariamente, antes dos devidos treinos.
Os motivos que levam esses atletas a