Desenvolvimento cognitivo, moral e do senso de justiça do ser humano aplicado a educação física - inacabado
1. Objetivo:
O trabalho se baseou na leitura de textos de Piaget, os quais falam sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo na criança e no adolescente , e também de textos de Inhelder com Piaget sobre o desenvolvimento da consciência moral nos mesmos. O objetivo além de compreender cada uma dessas etapas, foi de relacioná-las entre si, criando um quadro comparativo para facilitar o entendimento desses estágios nas crianças e adolescentes, visando assim aplicar tarefas no âmbito da educação física escolar, de acordo com cada estágio em que o indivíduo se encontra incluindo os PCNs na formação de cidadãos que consigam se tornar pessoas justas, convivendo com moralidade na sociedade onde estão inseridas, respeitando regras e tendo autonomia para tomar suas próprias decisões que julguem ser corretas para uma convivência harmoniosa.
2. Sobre a Ética:
É a ciência da moral. Do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano.
3. Sobre o autor, Jean Piaget:
Considerado na Psicologia, a primeira autoridade em desenvolvimento cognitivo, Piaget nasceu na Suíça em 1896. Durante sua infância e adolescência já demonstrava uma inteligência acentuada. Graduou-se em ciências naturais, e se interessava pelos ramos da Sociologia, Religião e Filosofia, e a partir desta última começou a estudar sobre a Epistemologia, e entrou de vez para a Psicologia.
Mudou-se da Suíça para Paris, e lá começou a realizar testes de inteligência em crianças. Seu objetivo era compreender como as crianças de diversas idades obtinham o conhecimento do mundo que as rodeavam.
Além de realizar observação direta, sistemática e cuidadosa de várias crianças, também fez isso com seus três filhos, chegando a teoria que revolucionou a compreensão dos seres humanos sobre o desenvolvimento cognitivo.
Publicou a obra “O nascimento da Inteligência na criança” e diversos livros e artigos sobre o