desenho
O conceito de Trabalho Padronizado é utilizado na manufatura para conservar a estabilidade nos processos, garantir que as atividades sejam realizadas sempre em uma determinada seqüência e em um determinado intervalo de tempo, buscando o mínimo de desperdício para alcançar elevada qualidade e alta produtividade.
O Trabalho Padronizado gera ganhos mensuráveis na produção, na redução de falhas, na redução do tempo das operações, na regulamentação das funções e na melhoria da organização do espaço físico.
A importância da padronização
Produtos que apresentam restrições de compatibilidade e aplicação praticamente perderam seu espaço no mercado.
Quem se lembra dos primeiros videocassetes que eram fabricados em dois sistemas distintos: Betamax ou VHS? Venceu o VHS, logo padronizado. Hoje praticamente não se fala mais em sistemas analógicos, a tecnologia digital domina.
O mundo globalizado exige produtos que funcionem tanto no Japão quanto na Argentina. Isso só é possível graças à padronização. No Brasil, grande parte dos produtos e processos têm suas normas e padrões técnicos regidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo modelos internacionais. As empresas privadas estão cada vez mais conscientes da necessidade de padronização interna de seus processos, visando o aperfeiçoamento de sua capacidade competitiva
O que é padronização?
É deixar documentado como a empresa alcança seus resultados através da execução de suas atividades. É preservar a tecnologia, o conhecimento e, até mesmo, a história da empresa. É tornar cada processo previsível e, conseqüentemente, ter uma menor variação nos resultados da organização.
Por que padronizar?
A documentação do conhecimento, principalmente na forma de procedimentos operacionais, é um passo importante na implantação de um Sistema da Qualidade e até mesmo na obtenção de uma certificação. Para se ter uma idéia, o requisito da ISO 9000 que mais apresenta não-conformidades em