Desenho
55
V – PERSPECTIVA
Perspectivar é representar objetos sobre um plano, denominado quadro. A técnica da perspectiva fundamenta-se em procedimentos tais que a imagem final se aproxima o mais possível da realidade e a sua obtenção se dá pela utilização de um sistema de projeção: cônica, cilíndrica oblíqua ou cilíndrica ortogonal.
A perspectiva representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, com o objetivo de transmitir a idéia de largura, altura e profundidade.
Existem diferentes tipos de perspectiva. Na Figura 47 é mostrada como ficaria a representação de um cubo em três tipos diferentes de perspectiva. Cada tipo de perspectiva mostra o objeto de uma forma.
Figura 47 – Representação de um cubo em três tipos de perspectiva
5.1 Perspectiva Cilíndrica Ortogonal
Considerando o sistema de projeção cilíndrico ortogonal para projetar um cubo sobre um quadro, temos as seguintes situações:
Figura 48 – Perspectiva cilíndrica ortogonal de um cubo
a) se o cubo encontra-se com uma face paralela ao quadro, então a sua projeção será um quadrado em verdadeira grandeza (Figura 48 a);
b) ser o cubo, que estava com uma face paralela ao quadro, for girado em torno de um eixo vertical, de um ângulo qualquer menor que 90º, a projeção no quadro será apresentada por duas faces de tamanhos reduzidos (Figura 48 b);
c) se o cubo, que estava com duas faces inclinadas em relação ao quadro, for inclinado para frente, segundo um ângulo menor que 90º, as três faces aparecerão no quadro projetadas reduzidas. Três arestas concorrentes do cubo, as mais afastadas do quadro, darão as direções dos três eixos OX, OY e OZ que são perspectivados no quadro: O’X’, O’Y’ e O’Z’ (Figura 48 c).
UFPR - Departamento de Expressão Gráfica - Professoras Adriana Vaz, Andréa, Deise, Luzia e Zuleica
Expressão Gráfica II
56
Os eixos projetados no quadro caracterizarão as principais dimensões do objeto, que são: largura, altura e