Desenho técnico
Resumo
Este Artigo teve como propósito discutir a influência da hospitalidade no âmbito hospitalar, identificando as teorias que lhes dão sustentação,razões para se implantar a hotelaria hospitalar e, investigar como a hospitalidade pode influenciar na qualidade da prestação de serviços de saúde.Optou-se por uma pesquisa descritiva á partir de revisão da literatura com consulta a fontes especializadas no tema e suas interfaces. Adicionalmente, incluíram-se depoimentos de um gestor hospitalar com experiência focada na hospitalidade. Observou-se que, hospitalidade depende do contexto onde está inserida, cuja função básica é construir relacionamentos ou reforçar os já estabelecidos, com base em processo de troca; que resulta dos serviços realizados e que deve ser entendida como um processo de agregar o cliente ao ambiente, buscando fazer com que ele se sinta como se estivesse em sua casa. Para que isto ocorra, todos os profissionais precisam entender a nova filosofia sendo imprescindível que trabalhem satisfeitos com o que fazem; os resultados são positivos os clientes constituem o termômetro e a satisfação é mensurada através das diversas formas de avaliações internas e externas que devem ser realizadas de forma sistemática.
Palavras Chaves: Hotelaria Hospitalar, Gestão de Qualidade em Hospitais; Hospitalidade.
1. Introdução
A Hospitalidade agrega valor ao tratamento dispensado a pessoas não só em momentos frágeis, mais também como acolhimento e presteza independente de sua situação.
Já Hotelaria é voltada para uma continua busca da excelência, conciliando os objetivos do hospital com o ato de hospedar, além do mais, está relacionada á hospitalidade e nesse caso é indispensável que as pessoas que acolhem o cliente no hospital, estejam conscientes da importância do seu papel, sendo propagador da hospitalidade, no ato de proporcionar