Desenho técnico na atualidade
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO
CURSO TECNOLOGO: GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
DESENHO TÉCNICO
E O USO DO SOFTWARE
MANAUS-AM
ANDERSON FARIAS DOS SANTOS
DESENHO TÉCNICO
E O USO DO SOFTWARE
Trabalho apresentado para obtenção de conhecimento na disciplina de Desenho Industrial, ministrada pelo professor Luca Grifoni, do curso Tecnológico em Gestão da Produção Industrial, da Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO.
MANAUS-AM
Introdução
O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que possui a finalidade de representar tanto a forma quanto as dimensões e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas atividades na construção de máquinas e estruturas.
Monge criou um método que permite representar, com precisão, os objetos que têm três dimensões (comprimento, largura e altura) em superfícies planas, como, por exemplo, uma folha de papel, que tem apenas duas dimensões (comprimento e largura).
Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, o desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal da área técnica. Esse método, conhecido como mongeano, quando foi publicado em 1715, foi chamado de geometria descritiva, sendo os seus princípios a base do desenho técnico.
Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetização, a execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exige treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas (em duas dimensões) para representar formas espaciais.
No século XIX, com a revolução industrial, foi necessário normalizar a forma de utilização da geometria descritiva para transformá-la numa linguagem gráfica que, a nível internacional, simplificasse a comunicação e