desenho tecnico
a) A cotagem de forma é associada as dimensões relevantes de cada um dos elementos geométricos simples em que se pode dividir a peça.
E a cotagem de posição é associada a posição relativa de cada um dos elementos geométricos simples no conjunto da peça.
b) Projeção ortogonal possibilita de obtenção de diferentes projeções ortogonais de mesmo objeto correspondente a diferentes combinações. A obtenção de diferentes projetos de um mesmo objeto nestas condições (vistas) criteriosamente selecionadas permite uma total e inequívoca representação de qualquer objeto.
Projeção obliqua da infinitas possibilidades de relação observador-objeto-plano de projeção na situação de feixe de projetantes paralelas, embora obliquas em relação ao plano de projeção, é selecionada, em termos de utilização pratica corrente, a situação de ângulos.
Projeção central ou cônica e que se refere ao grande grupo de projeções para as quais o observador se situa a uma distancia finita do plano de projeção é, por esta mesma razão, a situação em que a representação obtida mais se aproxima do modo como se vê a realidade.
c) A vista principal deve ser escolhida de modo a fornecer a maior quantidade de informação sobre a peça. Quando existirem duvidas quanto a vista a ser utilizada para a vista principal, deve ser usada a posição de serviço da peça, ou seja, a vista de frente dessa peça no desenho conjunto de peças onde ela se localiza.
d) Em qualquer peça que se queira representar, existirão contornos que que são visíveis e outros que não são visíveis. A representação dos contornos invisíveis é feita usando-se linhas de traça interrompido.
e) Para que sejam representadas em forma clara, precisa e rigorosa, e num formato de papel adequado, tem de ser usadas escalas da representação. As escalas a serem usadas nos desenhos estão normalizadas, devendo ser indicadas na zona da legenda reservada para o efeito.
f) Em casos de peças muito complicadas as podem recorrer-se os mais