concordancia averbal

405 palavras 2 páginas
Elaborar dez questões sobre a matéria
1) O princípio da distributividade na prestação de benefícios e serviços tem sua expressão maior na área de saúde, dado o amplo alcance conferido pela intensa utilização do Sistema Único de Saúde. (F).
2) Ao se conceder o benefício assistencial da renda vitalícia ao idoso ou ao deficiente sem meios de subsistência estará sendo aplicado, especificamente, o princípio da: diversidade da base de financiamento.
3) Leia a assertiva abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta: O período de carência, quanto ao auxílio-doença, é:
a) exigível em qualquer caso;
b) inexigível no infortúnio laboral;
c) exigível na moléstia profissional;
d) inexigível nas moléstias graves;
e) nenhuma das alternativas está correta.
4) Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho. (V).
5) Considere que Pedro, com 62 anos de idade, perdeu o emprego há seis anos e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho, perdendo, por isso, a qualidade de segurado do RGPS, apesar de ter contribuído por mais de vinte anos. Nessa situação hipotética, Pedro poderá requerer o benefício de aposentadoria por idade pelo fato de ter contribuído por tempo superior à carência. (F).
6) Para a concessão de aposentadoria rural por idade, não se exige que o início de prova material corresponda a todo o período equivalente à carência do benefício, sendo que, para a comprovação de tempo de serviço rural, é imprescindível documento em nome do próprio interessado. (F).
7) Para fins previdenciários, a principal diferença entre empresa e empregador doméstico é que a primeira se caracteriza por exercer atividade exclusivamente com fins lucrativos, e o segundo, não. (F).
8) A positivação do modelo de seguridade social na ordem jurídica

Relacionados

  • Afasiologia
    165580 palavras | 663 páginas