Desenho tecnico
No presente trabalho, pretende-se falar sobre o Desenho como disciplina no curso de arquitectura, sua origem, definição, entre outros.
Antes associado a outras formas de criação artística, como a pintura ou a arquitetura, o desenho ganhou importância a partir da renascença e aos poucos passou a ser valorizado como obra de arte autônoma.
Abordará também de forma resumida, alguns tipos de desenhos existentes e alguns materiais usados para concepção desses tipos de desenhos.
O que é Desenho
Desenho é a arte de criar formas por meio de linhas ou traços sobre uma superfície, geralmente papel. É um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura.
Distingue-se da pintura porque nesta, dá-se a aplicação de tinta colorida sobre superfícies de outros tipos, quase sempre mais rígidas enquanto que o desenho baseia-se na linha, ou no cruzamento de linhas, para definir perfis, luzes e sombras.
O desenho envolve uma atitude do desenhista (o que poderia ser chamado de desígnio) em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimensionalidadeou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade.
Por outras palavras podemos definir o desenho como sendo:
Representação a lápis, a tinta etc., de objetos e figuras, de paisagens etc.
Arte que permite efetuar essas representações: curso de desenho.
Delineação dos contornos das figuras.
Disposição, ordenação geral de um quadro.
Plano de um edifício.
Desenho animado, série de desenhos que, filmados, dão aparência de movimento.
Desenho linear, ou geométrico, o que é feito com régua e compasso.
Desenho à mão livre, o que se faz sem régua nem compasso.
História do Desenho
A história do desenho (ou “pré-história”) começa quase que ao mesmo tempo em que a do homem. Nas cavernas ficaram gravados, por meio de desenhos, os hábitos e