Filosofia - Atividade 13
1. Segundo Habermas, o que acontece com a política num mundo tecnicizado?
Resposta: Num mundo tecnicizado, o Estado tem sua atividade voltada para a estabilidade e o crescimento econômico, objetivando eliminar as disfunções e evitar os riscos que ameacem o sistema, fazendo com que a política esteja voltada, tão somente, para a solução de questões técnicas. Desse modo, a política deixa de ser entendida como o conjunto das atividades relacionadas à vida prática, deixando de lado a realização de objetivos práticos.
2. Qual a proposta de Habermas para a política contemporânea?
Resposta: A proposta de Habermas é que as ações comunicativas, isto é, as interações sociais que se manifestam em realizações cooperativas com o objetivo de alcançar a compreensão entre seus participantes, precisaria ser isenta de dominação ou restrições, isto é, “descomprimida” ou distanciada da racionalidade do agir racional-com-respeito-a-fins.
3. O que significa, segundo Arendt, a crise da autoridade e qual sua relação com o autoritarismo? Quais as características dos regimes totalitários, segundo Arendt?
Resposta: A crise da autoridade é a crise de um dos três pilares da civilização ocidental. Ocorrida após a crise da religião e da tradição filosófica, a crise da política foi a crise mais estável e o vazio deixado por ela possibilitou a instalação dos regimes autoritários. As características dos regimes totalitários, segundo Arendt, são: 1) criação de instituições políticas novas; 2) destruição das tradições sociais legais e políticas; 3) transformação das classes em massas; 4) transferência do centro do pode do exército para a política; 5) estabelecimento de uma política exterior de dominação mundial; 6) o uso do terror legitimado ideologicamente pela existência de leis da natureza ou da história para a anulação da liberdade, do isolamento dos homens e da destruição da vida privada e