Desenho organizacional
O desenho organizacional - o retrato da estrutura da organização – define os órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional.
Assim, o desenho organizacional, define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados.
O Retrato Organizacional procura atender a quatro requisitos fundamentais:
1-Como estrutura básica: divisão do trabalho organizacional e alocação dos recursos empresariais para que o sistema funcione integrada e satisfatoriamente.
Novas formatações organizacionais
A organização funcional está sendo paulatinamente substituída por uma organização baseada em equipes multifuncionais dedicadas aos processos empresariais. O resultado tem sido o achatamento da pirâmide organizacional (downsizing) com redução de níveis hierárquicos intermediários para aproximar a base do topo da organização, ao mesmo tempo que substitui os departamentos definitivos por equipes autônomas e transitórias, como também a atribuição das atividades-meio para terceiros (terceirização) a fim de se concentrar no núcleo essencial (core business), ou seja, nas atividades essenciais para o cumprimento da missão organizacional.
2-Como mecanismo de operação: Indica aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio das descrições de cargos, procedimentos e rotinas de trabalho, normas e regulamentos internos, padrões de desempenho, sistemas de avaliação de desempenho etc.
3-Como mecanismo de decisão: estabelece o processo de tomada de decisão para encontrar consonância entre os objetivos globais da organização e os objetivos específicos de cada um dos órgãos e unidades que a compõem. Corresponde à distribuição do poder e a hierarquia da autonomia da autoridade para tomar decisões dentro da organização.
Descentralização das decisões
Cada funcionário torna-se mais do que um simples executor da sua atividade: passa a