Comte - trabalho
Credenciada pela Portaria nº 1.299 de 26 de agosto de 1999, publicada no D.O.U em 27/08/1999
AUGUSTE COMTE
RESUMO
Foi um filósofo francês, nascido em Montpellier em 1798. Começou sua carreira ensinando matemática, depois tornou- se secretário de Saint-Simon. Nesta época, começou a escrever o livro Curso de filosofia Positiva, que seria uma filosofia das ciências. De um lado, procede a uma classificação das ciências, por ordem de complexidade, de outro, formula a Lei dos Três estados, que caracterizam períodos da história humana.
Em 1848 Auguste Comte criou uma "Sociedade Positivista", que angariou grande número de seguidores. Entre 1851 e 1854, publicou os volumes do "Sistema de política positivista", cujas ideias viriam fundamentar várias correntes de pensamento político, em vários países. Filósofo e autoproclamado líder religioso deu à ciência da Sociologia seu nome e estabeleceu a nova disciplina em uma forma sistemática.
A partir de 1846 toda a sua vida e obra passaram a ter um sentido religioso. Desligou-se do magistério, dedicando-se mais às questões espirituais. deixou de ser católico e fundou a Religião da Humanidade. Para propagar sua nova religião, manteve correspondência com monarcas, políticos e intelectuais de toda parte, tentando pôr em prática suas idéias de reformador social.
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo aprender mais sobre o positivismo de Auguste Comte para que possamos assimilar a importância da primeira linha mestra da sociologia, Comte pretendeu realizar por meio da ciência uma reforma social, ele se preocupou em elaborar um sistema de valores que se adaptasse com a
realidade vivida na época que era a valorização do ser humano.
Comte acreditava que a sociologia era a única ciência capaz de reformar a sociedade, pois era a ciência positiva dos fatos reais, ele rejeita a explicação dos fenômenos naturais e sociais decorra de um só principio, pesquisa suas leis vista como