Desenho geometrico
Elaboração de um projecto de pesquisa 1. Escolha e delimitação do tema De acordo com Marconi e Lakatos (1985) citando Asti Vera (1976), o tema “é uma dificuldade, ainda sem solução, que é imprescindível determinar com precisão, para intentar, em seguida , seu exame, avaliação crítica e solução”.
Razões para a escolha do tema O tema pode ser escolhido por sugestão do professor ou orientador ou pelo próprio estudante. Dois factores interferem na escolha do tema, nomeadamente: internos e externos. São factores internos as inclinações individuais, as aptidões do pesquisador; linha de formação académica; surgimento de um assunto que requer uma investigação. Dentre os factores externos encontramos a disponibilidade do tempo para realizar a pesquisa; disponibilidade de bibliografia suficiente sobre o assunto; disponibilidade de especialistas da área para a supervisão do trabalho.
Características do tema Um tema científico deve ser dirigido à toda a comunidade. O tema deve ter qualidades suplementares, em função do leitor. Assim o tema deve ser:
a)
Novo ou pelo menos tratado de maneira nova, isto é, não pode ser mera compilação de dados ou simples descrição de uma situação. Deve sim, conter uma perspectiva diferente, de uma maneira nova de ver o assunto.
b)
Reconhecível, isto é, inteligível e perceptível pelo leitor. O assunto abordado deve ter uma certa comparabilidade com outros trabalhos do género.
EX: um trabalho sobre a transmissão de dados por telepatia não seria inteligível em informática, da mesma forma que uma tese de marketing defendendo a venda por hipnose não
seria entendida pelos profissionais da área. Ser reconhecível, porém, não impede de ser novo e criativo. a) Relevante, ou seja, útil. É preciso que valha a pena debruçar-se sobre o tema, e que os leitores encontrem nele algo de interessante. b) Refutável, pois, do contrário, não seria científico. Todo