Desenho de moda
“A prática leva à perfeição.”
Desenho é uma forma de arte que, por traços produzidos a partir de algum material, comunica algo a alguém. O desenho de moda, em si, comunica os conceitos, ideias, sugestões de moda para quem os analisar.
O curso de ilustração de moda é dividido em três partes: a figura, partes difíceis e cores e inspirações. Mostrado de forma dinâmica e sempre motivando o aluno a seguir seu próprio estilo, o curso possui diversos exercícios para praticar cada passo que é ensinado.
Obedecendo à ansiedade dos iniciantes nessa arte, procuro apresentar as partes mais importantes para os estudantes e ir aperfeiçoando o traço aos poucos. No fim do curso, é apresentado uma lista de livros e sites úteis para quem quer tornar o tímido traço do começo numa pincelada certeira dentro do mercado de ilustração de moda, ou apenas para entretenimento.
A figura
Você precisará de um lápis 2B, ou lapiseira 0,5/0,7mm, uma borracha e papel para começar a desenhar. Uma boa iluminação e suporte liso também são importantes. Normalmente recomenda-se o uso do papel A3 Canson, podendo variar de acordo com as preferências do ilustrador. Uma folha de papel maior que A4 é benéfica para o estudante já se acostumar com figuras maiores, portanto, maior quantidade de detalhes e maior acabamento para o desenho.
É notável grande entusiasmo e ansiedade de novos ilustradores, mas deve-se lembrar que o desenho de moda, assim como qualquer arte, tenta passar uma mensagem, e antes de começar a reproduzi-la tal mensagem já deve estar clara na cabeça do ilustrador.
Para facilitar a roupa que quer ser mostrada, existe o desenho técnico: O desenho técnico mostra costuras e detalhes da roupa planificada, como se estivesse no chão, completamente esticada. É o desenho planificado, técnico, que normalmente é enviado às costureiras para ser transformado em uma peça real, já que suas informações detalhadas servem para não dar duplas interpretações, como pode ocorrer com o