Desenho de moda
O desenho de moda tem a função de traduzir para o papel as idéias do designer, tornando-se uma ferramenta de trabalho importante para esse profissional. Tanto o acadêmico quanto o profissional designer de moda, tem no desenho um dos meios mais eficazes de expressar e registrar sua criatividade.
Para iniciar o processo de criação é imprescindível para o designer um conhecimento elementar das bases do desenho, esse é um dos recursos que a formação acadêmica poderá oferecer.
Atualmente ha uma infinidade de possibilidades para se trabalhar o desenho de moda que passam pelas mais antigas técnicas artesanais até os mais recentes softwares de desenho. O importante é criar um estilo próprio desenvolvendo um trabalho original e de qualidade.
A moda é um dos setores que mais crescem na economia, também um dos mais competitivos, paralelamente há um aumento na demanda de profissionais qualificados abrindo um leque de oportunidades para o desenho de moda. Atualmente esse profissional tem um papel fundamental no desenvolvimento de um produto de moda que se diferencie não só pela sua estética, mas que seja capaz de suprir as necessidades e superar as expectativas de consumidores cada vez mais exigentes.
Através do presente trabalho e possível compreender a historia e evolução do desenho desde os tempos mais remotos, passando pela antiguidade, chegando ao desenho do vestuário até tornar-se hoje o que conhecemos como desenho de moda profissional. Ressaltando a importância desse instrumento comunicador de idéias para o designer e como parte do desenvolvimento do produto de moda. Através de um estudo mais aprofundado da disciplina, do mercado de trabalho e da analise de entrevistas com professores de desenho de moda e profissionais desenhistas, podemos observar que hoje o desenho de moda profissional é muito mais sobre empreendedorismo, do que sobre