T.c.m temperaturas extremas
Por definição, podemos dizer que o termo Homeostase é a tendência que todos os corpos têm, dentro de certos limites, de manter o meio interno constante, (homeo.=similar, stasis=condição). Desse modo, a homeostase é a capacidade que o corpo possui de manter relativamente constante seu meio interno, ou seja, uma condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos.
A maioria das células são protegidas do mundo externo pelo fluido extracelular, aquele que circunda as células externamente, e existe também o fluido intracelular que é formado pelo conjunto dos fluidos contidos no interior de todas as células. O fluido extracelular protege as células das mudanças freqüentemente bruscas que ocorrem fora do corpo, essas mudanças se refletem na composição do fluido extracelular, que por sua vez pode afetar as células Poderíamos chamar o processo homeostático de processo de auto-regulação, processo pelo qual o organismo interage com seu meio. Os seres vivos são capazes de lutar contra esses acontecimentos adaptando-se de modo a conservar o seu equilíbrio interno apesar das variações exteriores.
Através da homeostase fatores como a manutenção da temperatura, osmolaridade do sangue, ph, balanço hídrico, e outros mecanismos são a todo instante equilibrados no organismo.
Por exemplo, a temperatura normal do corpo humano, é por volta de 36º graus, para mantê-la, alguns mecanismos são utilizados. O sangue é importante condutor de calor, sendo assim, quando o corpo tende a esquentar, promove-se uma dilatação dos vasos periféricos facilitando a irradiação desse calor através da superfície do corpo. Na pele, existem milhares de glândulas sudoríparas elas eliminam suor quando o corpo esquenta, a liberação da água favorece a diminuição da temperatura e assim o corpo tende a voltar ao seu estado normal de 36º graus. Essa estabilidade das funções de um organismo é garantida pela homeostase.
Por outro lado, a incapacidade na