Suas, matricialidade
Descentralização político administrativa e matricialidade sócio-familiar
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Bacharelado em Assistência Social (SES 0040)
09/06/2011
RESUMO
Com as implementações prevista no SUAS, a assistência social passou por mudanças, tanto no formato de execução das políticas públicas, como em seus conceitos, dois importantes expoentes destas mudanças são o conceito de matricialidade sócio familiar, e descentralização político administrativa, estes conceitos vem sendo postos em prática, trazendo grandes avanços tanto para a assistência social, quanto para a gestão pública, tornando a execução dos programas governamentais mais eficaz e próxima das necessidades da população usuária da assistência.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho temos por objetivo debater e esclarecer os leitores sobre a descentralização político administrativo, a territorialização, e a matricialidade familiar, e mostrar como esta nova estrutura das políticas publico - sociais, influencia a assistência social e a população em geral.
A descentralização político administrativa vem sendo colocada em pratica desde a criação e aprovação da Lei Nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a LOAS, onde esta previsto no seu artigo 5º parágrafo I, para ganhar níveis de efetividade maiores, e levar os serviços mais próximos da população.
“A descentralização consiste em uma efetiva partilha de poder entre o governo e as coletividades locais. Implica a autogestão local.” (JOVCHLOVITCH, 1993, grifo nosso)
E a matricialidade dentro do contexto de busca da efetividade, vem dar nova visão para a ação dos profissionais sociais, tendo foco no núcleo familiar e não mais apenas no individuo.
“A família, independentemente dos formatos ou modelos que assume é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades