Desen
Conceituando TIC, é a abreviação de “Tecnologia da Informação e Comunicação”. Um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, pode proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc.
Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
Há um uso intenso da Internet por todos os segmentos da sociedade e isto esta fazendo com que inúmeras áreas sofram mudanças radicais em termos como inovação, criatividade, produtividade e conhecimento, por exemplo, estão forçando a procura de novas formas para aplicações tradicionais da área financeira, bancária, educação, segurança, transportes, engenharia, comércio, etc.
A área da educação pode usufruir as TICs dando pulos de qualidade e criatividade. Podemos pensar em planejar grupos de estudos que trabalhem de forma “colaborativa”, mesmo estando localizados geograficamente distantes um do outro, mas participando de trabalhos, como se estivessem todos em um ambiente de rede dentro de uma mesma sala de aula. Um exemplo nítido, do qual nós estudantes da UFBA fazemos parte, é o Moodle, um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. As nossas aulas de Informática Aplicada à Administração são ministradas dessa forma. Outra área de crescimento do uso de TICs é a dos gestores públicos, nos seus processos administrativos, pois permite transparência e beneficia toda a sociedade. É o surgimento do governo electrónico, o chamado “e-gov”.
1.1 – QUATRO TENDÊNCIAS DAS TICS
1ª Tendência: um leitor altamente social e móvel, consumindo muita informação. Alguém dentro do universo do Now!Digital – um consumidor de conteúdo vertical, especializado – não quer só ler.