Desemprego
Segundo alguns dicionários a palavra desemprego significa, ausência de emprego e demissão, essas duas definições não explica corretamente o que significa. O termo desemprego corresponde a uma parte da força de trabalho de um lugar, estado, ou país que se encontra sem emprego. Para definir também o a taxa de desemprego é necessário compreender um pouco sobre a força de trabalho, termo que significa toda a força de trabalho disponível, que é a soma de todas as pessoas empregadas e desempregadas do local. Compreendendo bem sobre a força de trabalho é possível entender sobre a taxa de desemprego, fator este que é o resultado de uma porcentagem de pessoas que estão desempregadas. A taxa de desemprego é medida através do numero de pessoas desempregadas divididas pela força de trabalho. O desemprego está caracterizado em 4 tipos básicos:
• Desemprego involuntário (sazonal): independe dos donos de recursos de produção, é causada pela demanda. • Desemprego natural (estrutural): é o desemprego que persiste mesmo com a economia operando em pleno emprego. Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho. • Desemprego friccional: é o desemprego que existe temporariamente na economia. Ocorre durante o período de tempo em que um ou mais indivíduos se desempregam de um trabalho para procurar outro. • Desemprego cíclico: ligado aos períodos de recessão e expansão da economia de um país A taxa de desemprego diminui em períodos de expansão e aumenta em períodos de recessão.
Um fator típico também para o desemprego é o fator migratório, onde pessoas de uma região migram para outra em busca de trabalho, com isso ocorre a escassez de trabalho, ou seja, uma grande procura para pouca demanda. Um exemplo claro deste efeito migratório é na cidade de São Paulo,