Desemprego
I- DESEMPREGO
Responder às questões referentes ao desemprego não é algo tão simples. Temos vários aspectos responsáveis pelo nível de desemprego em um país como saber se a economia está passando por uma fase recessiva, numero de vagas existentes, etc.
Para se entender melhor, é preciso, antes de mais nada, conceituar o que se entende por Mercado de Trabalho e por Força de Trabalho.
1 CONCEITOS
1.1 Mercado de Trabalho
De forma geral, podemos caracterizar mercado de trabalho como o lugar onde se transacionam bens e serviços. É nele onde, em processos de negociações entre empresas e trabalhadores, determinam-se os níveis salariais, as condições salariais e outras questões inerentes à relação capital-trabalho.
1.2 População Economicamente Ativa
Refere-se aos indivíduos que irão constituir o mercado de trabalho, ou seja, mercado que supre a necessidade das firmas em termos de mão-de-obra.
1.3 População em Idade Não Ativa
Neste grupo estão aqueles que são muito jovens ou muito idosos para trabalhar.
1.4 População em Idade Ativa
Basicamente, População em Idade Ativa é a diferença entre a População Total e a População em Idade Não Ativa. No Brasil, adota-se o critério de 10 anos como limite mínimo para a idade ativa.
1.5 População Desocupada
As pessoas sem trabalho na semana de referencia, mas que estavam disponíveis para assumir um trabalho nessa semana e que tomaram alguma providencia efetiva para conseguir trabalho no período de referencia de 30 dias, sem terem tido qualquer trabalho ou após terem saído do último trabalho que tiveram nesse período.
1.6 População Ocupada
Compreende as pessoas que exerceram trabalho, remunerado ou sem remuneração, durante pelo menos uma hora completa na semana de referencia, ou que tinham trabalho remunerado do qual estava temporariamente afastadas nessa semana.
2. TAXA DE DESEMPREGO
2.1 Conceito e cálculo
Na economia, taxa de desemprego