Desemprego
DESEMPREGO
1.1 Definição:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define desemprego como: pessoas que não estão trabalhando; pessoas que estão disponíveis para trabalhar; pessoas que tomam alguma providência para conseguir trabalho nos trinta dias anteriores à semana em que responderam à pesquisa.
O IBGE deixa claro que as pessoas que participam desta pesquisa são pessoas em idade ativa (PIA), ou são pessoas maiores de quinze anos e em condições saudáveis para exercer alguma atividade na sociedade.
Portanto, podemos analisar que desemprego é quando a pessoa se encontra nas seguintes situações:
1. Desemprego Aberto: são pessoas que procuram trabalho de maneira efetiva nos trinta dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum tipo de atividade nos últimos sete dias.
2. Desemprego Oculto pelo Trabalho Precário: são pessoas que, para sobreviver, exerceram algum trabalho, de auto-ocupação, de forma descontínua e irregular, ainda que não remunerado em negócios de parentes e, além disso, tomaram providências concretas, nos trinta dias anteriores ao da entrevista ou até doze meses atrás, para conseguir um trabalho diferente deste.
3. Desemprego Oculto pelo Desalento e Outros: são pessoas que não possuem trabalho e nem procuram nos últimos trinta dias, por desestímulos do mercado de trabalho ou por circunstâncias fortuitas, mas apresentaram procura efetiva de trabalho nos últimos doze meses.
1.2 Tipos de Desemprego:
Existem 5 tipos de desemprego:
1. O desemprego voluntário é decorrente na maioria das vezes, da vontade da pessoa, ou seja, têm pessoas que objetivam primeiro agregar conhecimentos acadêmicos para depois ingressar no mercado de trabalho, ou também têm pessoas na família que se dedicam aos afazeres do lar, ou pessoas que vivem de seu próprio negócio.
2. O desemprego involuntário é a perda do emprego por não serem mais necessários ou essenciais na função que exercia e