Desejo de conhecer
TRABALHO DE FILOSOFIA
DESEJO DE CONHECER
Aluno: Leonardo Teixeira Costa (N° 22)
Professor: Luis Carlos de Campos
Terceira Série I
Introdução:
Esse trabalho irá falar sobre algumas ideias principais do texto “Desejo de conhecer”, de Olavo de Carvalho. O texto aborta a temática do conhecimento, voltado para como o povo brasileiro não está interessado em conhecer coisas novas, e que, por outro lado, o resto do mundo busca por conhecimento todos os dias e enriquecem a mente.
O texto “Desejo de conhecer”, de Olavo de Carvalho, traz à tona algumas ideias importantes: o povo brasileiro está satisfeito com o conhecimento que tem, e que não quer conhecer nada de novo para enriquecer sua vida enquanto a maioria do mundo arregala os olhos quando percebe que está diante de alguma novidade, por menor que seja. Olavo começa citando uma frase de Aristóteles: “É natural no ser humano o desejo de conhecer”. Após essa citação ele diz que não viu isso na prática quando leu a frase, a quarenta anos atrás, por estar no Brasil, e que aqui ninguém busca conhecimento. Com isso ele conclui que os brasileiros estão “satisfeitos com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que se soubessem um pouco mais a respeito suas opiniões seriam melhores”.
A sociedade brasileira é composta por indivíduos que só pensam em status. Esses indivíduos não fazem parte apenas de uma classe social ou um grupo distinto, visto que a maioria das pessoas é assim, desde um “filho de papai” que nasceu rico e foi criado com o bom e o melhor desde criança e que quer fazer medicina apenas pra dizer que faz, mas quando atende um paciente não tem a mínima ideia do que fazer e precisa de um “manual” para receitar um remédio ao doente, até uma pessoa da classe média ou baixa, que está passando uma situação difícil, mas não deixa de alugar um salão de festas enorme no dia do seu aniversário e fazer um verdadeiro banquete para