descrição
A descrição de processo se relaciona estreitamente com a descrição de objeto, de fato, a divisão entre elas é real somente para fins didáticos, no estudo dos gêneros textuais técnicos; nas situações reais das áreas técnicas e científicas a divisão entre ela é tênue: descrever de maneira completa e profunda uma máquina ou aparelho também é descrever como suas partes se relacionam para executar a tarefa para a qual o homem criou esta máquina, ou seja, uma descrição completa de objeto também é descrição de processo.
A forma da descrição de processo
As duas formas mais comuns de se apresentar uma descrição de processo são a forma em parágrafos, ou em prosa, e a forma de tópicos; nesta, cada passo ou etapa da atividade descrita é um tópico, dispostos de maneira sequencial, um abaixo do outro, organizados por números ou letras. Nenhuma dessas formas é necessariamente superior à outra, embora seja muito comum considerar-se a forma em tópicos mais “ditática” e “clara”.
instalação de tubulação de PVC
Esta operação consiste em instalar tubos de PVC, nos quais serão alojados condutores elétricos. Inicialmente, deve-se demarcar, por meio de uma traçagem com giz, os pontos de toda a rede elétrica nos quais serão fixadas as tubulações e em seguida são realizadas todas as medições e o levantamento dos acessórios necessários para a instalação.
É importante destacar que as operações referentes à pré-montagem, como serrar tubos de acordo com as medidas, selecionar acessórios, conduletes, luvas, caixas, octogonais e braçadeiras metálicas, deverão ser executadas na bancada.
Uma vez concluídas as etapas acima, deve-se iniciar a interligação das partes, posicionando-as nos locais onde serão fixadas por meio